CURSOS
PP (Piloto Privado) Teórico
Pré-requisitos:
Ensino médio completo ou estar cursando.
Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:
Navegação Aérea (VFR)
Meteorologia
Conhecimentos Técnicos (motores à pistão)
Aerodinâmica e Teoria de Voo
Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR)
Duração: de 30 à 120 dias.
Pré-requisitos:
18 anos completos;
Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe;
Ensino Médio concluído até o dia do voo de Check;
Aprovação na Banca da ANAC de PP (caso não tenha, o aluno ficará limitado a 10 horas de treinamento prático).
A carga horária total da prática de voo será em torno de 46 (quarenta e seis) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):
Fase I – Pré-Solo: 18 horas
Fase II – Aperfeiçoamento: 10 horas
Fase III - Voo por Instrumento Básico (FSTD): 4 horas
Fase IV – Navegação: 10 horas
Fase V – Voo Noturno: 3 horas
Fase VI – Pré-check: 1 hora
Aeronaves Utilizadas: Cessna 150.
PP (Piloto Privado) Prático
Piloto Privado
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Piloto Comercial
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Pré-requisitos:
Licença de PP
Disciplinas:
Navegação Aérea (VFR & IFR)
Meteorologia
Conhecimentos Técnicos (motores à pistão e a reação)
Aerodinâmica e Teoria de Voo
Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR & IFR)
A Aviação Civil & Direito Aeronáutico
Duração: de 30 à 120 dias.
PC (Piloto Comercial) Teórico
PC (Piloto Comercial) Prático
Pré-requisitos:
Licença de PP;
Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento com o de 2ª Classe válido);
Aprovação na Banca da ANAC de PC para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o PC Teórico).
A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de voo totais, obedecendo os seguintes mínimos para a obtenção da licença:
Mínimos para a licença de Piloto Comercial – VFR:
Fase I – Adaptação: 10 horas
Fase II – Aproximação: 10 horas
Fase III – Manobras: 6 horas
Fase IV – Navegação: 69 horas
Fase V – Noturno: 5 horas
Fase VI - IFR (FSTD): 10 horas
Fase VII - IFR (Avião): 5 horas
Fase VIII - Voo de cheque: 1,5 horas
Aeronaves Utilizadas: Cessna 150.
Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR/MLTE:
70 horas – Piloto em Comando, sendo 50 horas de navegação visual;
5 horas – Voo noturno;
30 horas – Simulador
10 horas – IFR monomotor
12 horas – Aeronave Multimotora.
Aeronaves utilizadas: Cessna 150.
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Instrutor de Voo
INV (Instrutor de Voo) Teórico
Pré-requisitos:
Licença de PC
Disciplinas:
O Instrutor e a Comunicação
Relações Interpessoais
Recursos Audiovisuais
Processo Ensino-Aprendizagem
A Avaliação e a Crítica
Teoria de Voo
A Aviação Civil
Instrução Aeromédica
Duração: de 15 à 30 dias.
Pré-requisitos:
Licença de PC;
Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido;
Aprovação na Banca da ANAC de INVA para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o INVA Teórico).
A carga horária total da prática de voo será em torno de 31.5 (trinta e uma e meia) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):
Fase I – Adaptação: 6 horas
Fase I – Preparação do Instrutor: 17 horas
Fase III – Navegação: 2 horas
Fase IV - Voo por Instr. Básico (FSTD): 4,5 horas
Fase V - Noturno: 1 hora
Fase VI – Pré-Check e Check: 3 horas
Aeronaves utilizadas: Cessna 150.
INV (Instrutor de Voo) Prático


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