CURSOS

PP (Piloto Privado) Teórico

  • Pré-requisitos:

    • Ensino médio completo ou estar cursando.

    Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:

    • Navegação Aérea (VFR)

    • Meteorologia

    • Conhecimentos Técnicos (motores à pistão)

    • Aerodinâmica e Teoria de Voo

    • Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR)

    Duração: de 30 à 120 dias.

  • Pré-requisitos:

    • 18 anos completos;

    • Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe;

    • Ensino Médio concluído até o dia do voo de Check;

    • Aprovação na Banca da ANAC de PP (caso não tenha, o aluno ficará limitado a 10 horas de treinamento prático).

    A carga horária total da prática de voo será em torno de 46 (quarenta e seis) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):

    • Fase I – Pré-Solo: 18 horas

    • Fase II – Aperfeiçoamento: 10 horas

    • Fase III - Voo por Instrumento Básico (FSTD): 4 horas

    • Fase IV – Navegação: 10 horas

    • Fase V – Voo Noturno: 3 horas

    • Fase VI – Pré-check: 1 hora

    Aeronaves Utilizadas: Cessna 150.

PP (Piloto Privado) Prático

Piloto Privado

________________________________________________

Piloto Comercial

______________________________________________

  • Pré-requisitos:

    • Licença de PP

    Disciplinas:

    • Navegação Aérea (VFR & IFR)

    • Meteorologia

    • Conhecimentos Técnicos (motores à pistão e a reação)

    • Aerodinâmica e Teoria de Voo

    • Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR & IFR)

    • A Aviação Civil & Direito Aeronáutico

Duração: de 30 à 120 dias.

PC (Piloto Comercial) Teórico

PC (Piloto Comercial) Prático

  • Pré-requisitos:

    • Licença de PP;

    • Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento com o de 2ª Classe válido);

    • Aprovação na Banca da ANAC de PC para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o PC Teórico).

    A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de voo totais, obedecendo os seguintes mínimos para a obtenção da licença:

    Mínimos para a licença de Piloto Comercial – VFR:

    • Fase I – Adaptação: 10 horas

    • Fase II – Aproximação: 10 horas

    • Fase III – Manobras: 6 horas

    • Fase IV – Navegação: 69 horas

    • Fase V – Noturno: 5 horas

    • Fase VI - IFR (FSTD): 10 horas

    • Fase VII - IFR (Avião): 5 horas

    • Fase VIII - Voo de cheque: 1,5 horas

    Aeronaves Utilizadas: Cessna 150.

    Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR/MLTE:

    • 70 horas – Piloto em Comando, sendo 50 horas de navegação visual;

    • 5 horas – Voo noturno;

    • 30 horas – Simulador

    • 10 horas – IFR monomotor

    • 12 horas – Aeronave Multimotora.

    Aeronaves utilizadas: Cessna 150.

______________________________________________

Instrutor de Voo

INV (Instrutor de Voo) Teórico

  • Pré-requisitos:

    • Licença de PC

    Disciplinas:

    • O Instrutor e a Comunicação

    • Relações Interpessoais

    • Recursos Audiovisuais

    • Processo Ensino-Aprendizagem

    • A Avaliação e a Crítica

    • Teoria de Voo

    • A Aviação Civil

    • Instrução Aeromédica

    ​Duração: de 15 à 30 dias.

  • Pré-requisitos:

    • Licença de PC;

    • Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido;

    • Aprovação na Banca da ANAC de INVA para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o INVA Teórico).

    A carga horária total da prática de voo será em torno de 31.5 (trinta e uma e meia) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):

    • Fase I – Adaptação: 6 horas

    • Fase I – Preparação do Instrutor: 17 horas

    • Fase III – Navegação: 2 horas

    • Fase IV - Voo por Instr. Básico (FSTD): 4,5 horas

    • Fase V - Noturno: 1 hora

    • Fase VI – Pré-Check e Check: 3 horas

    Aeronaves utilizadas: Cessna 150.

INV (Instrutor de Voo) Prático